Estamos todos de acordo que ir até à costa oeste do Canadá e à Província que dá pelo nome de British Columbia é uma dádiva que nem todos podem usufruir, pelas mais variadas razões que aqui não importa escalpelizar. As expectativas não foram defraudadas, porque a cidade de Vancouver e outros lugares são possuidores duma natureza selvagem que encanta e seduz. Não é todos os dias que um residente na área da maior cidade do Canadá, Toronto, tem o privilégio de entrar em contacto com o mar, neste caso o Oceano Pacífico que banha a costa da província mais a Oeste do Canadá.
Ali o ar que se respira é diferente, porque tem impregnado o sal que tempera a vontade e o querer que tanta falta por vezes faz aqui nesta Mega-Toronto.
|
Victor Martins actuando na noite de Sábado |
Mas como a viagem tinha um fim único que era participar na Festa do Divino Espírito Santo, dos Amigos do Pico em Surrie, o primeiro a marcar presença foi Maria e Eduino Raposo, Representantes da Irmandade. Esta cidade de Surrie, atrás mencionada, fica situada a cerca de 45 minutos da cidade de Vancouver. Enquanto Genuíno Madruga no mesmo dia de sábado, 6 de Junho passado, dava entrada no Porto das Lajes, no meio do Oceano Atlântico enquanto que outro Picoense, a 7 horas de diferença, o cantor Luso-Canadiano, Vitor Martins, preparava-se para entrar em cena, desta vez na Costa virada ao Pacífico, porque era véspera da festa da Santíssima Trindade, houve um serão no Salão da Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, onde muitos compareceram para assistir às actuações dos diversos grupos que ali actuaram e aqui deixo os seus nomes: Grupo Coral dos Amigos do Pico, Rancho Folclórico da Fundação Sénior de Vancouver, Rancho Folclórico da Casa da Madeira, Rancho de Chamarritas dos Amigos do Pico e a atracção principal da noite, o artista ido de Toronto, Vitor Martins. A animação durou até quase de madrugada.
|
O Estandarte dos Amigos do Pico |
No Domingo, dia 7 de Junho, pelas 11 horas foi organizado o cortejo processional que saiu do Salão e onde se incorporaram os foliões, João Azevedo e Humberto Fraga, as representações das Associações e as Coroas que deram a volta aos dois edifícios, (Salão e Igreja Paroquial) e entraram na Igreja Paroquial dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho. Ali foi celebrada a Santa Missa que foi solenizada pelo Grupo Coral da respectiva paróquia, constituído maioritariamente por Filizpinos. Após a celebração do Santo Sacrifício da Missa e das cerimónias da Coroação, a procissão saiu novamente da Igreja e dirigiu-se para o salão, agora as senhoras com os açafates à cabeça, efectuando o percurso ao contrário, onde no acima citado Salão foram servidas as Sopas à moda do Pico, a cerca de 650 pessoas. Depois do jantar foram benzidas as rosquilhas e entregues a mais de 750 pessoas que ali compareceram.
|
As cozinheiras preparando o arroz doce para o dia seguinte |
Na altura dos discursos, falou em primeiro lugar o Presidente, Eduino Raposo; depois foi a vez de ser chamado ao palco para proferir algumas palavras, o iniciador desta Associação, fundada no ano de 1993, Filomeno Jorge, natural da Madalena do Pico e, por último, o Cônsul Geral de Portugal em Vancouver, Carlos Amado. O artista convidado actuou novamente e foram muitos os pares que saltaram para o «meio da casa» para dar o seu pezinho de dança. A comemorar a passagem do artista Vitor Martins naquela cidade e naquele evento, foi-lhe entregue pela Apresentadora do espectáculo, a professora que lecciona Português no Grupo dos Amigos do Pico, Lina Cunha, natural da Ilha Terceira, uma placa comemorativa. Agradecemos todas as atenções que dispensaram ao nosso jornal e convidamos todos os nossos leitores a deliciarem o olhar, passando-o pelas fabulosas fotos.
|
O Presidente Eduino Raposo, ladeando o Cônsul Geral, Carlos Amado |
Páginas: 1 2
Voltar para Eventos Divino |